Menu

ADELINO FOLLADOR

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor

Adelino Follador (DEM) está em Rondônia desde 1977. Ele chegou ao Estado com 25 anos de idade e se instalou na região de Ariquemes. Comprou um sítio na Linha C 05, região que hoje pertence ao Município de Cacaulândia. Em 1988 foi eleito vereador em Ariquemes. Na Câmara, defendia a família como caminho único para o progresso e prosperidade. Sua carreira política, então, passou a se consolidar.

Ele se tornou aliado do então governador Jorge Teixeira. Ligado aos movimentos sociais e da Igreja, foi membro do Conselho Comunitário de Ariquemes e um dos fundadores do Centro Cívico dos Estudantes, sendo reeleito três vezes presidente. Como era proprietário de um lote no Núcleo Urbano de Apoio Rural (NUAR) Cacaulândia, foi nomeado por Jorge Teixeira administrador da localidade.

Adelino Follador preparou o NUAR para a emancipação política e administrativa. Assim, em 1992 nasceu o Município de Cacaulândia. Em 1999 ele se tornou o primeiro prefeito eleito naquela cidade. Disputou e se elegeu para o cargo por mais três vezes. Suas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em todas as gestões e se tornou conhecido por desenvolver a gestão participativa.

Voltou a Ariquemes, onde foi diretor da Residência Rodoviária do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e secretário Municipal de Agricultura e Indústria na administração Confúcio Moura, o que lhe serviu de base para ser eleito deputado estadual. Foi eleito para a Assembleia Legislativa em 2010. Em 2014 foi reeleito com 19.151 votos, sendo o deputado mais votado da atual legislatura.