Menu

LEBRÃO

Comissão de Transportes e Obras Públicas - Presidente

O paulistano José Eurípedes Clemente adotou o apelido de Lebrão (PTN) como nome parlamentar. Ele nasceu em 10 de março de 1955 e passou por muitas dificuldades na cidade de São Paulo. Ganhou o apelido quando era catador de papel, dos 9 aos 13 anos de idade. Muitas vezes ele recolhia frutas e verduras nos lixões do mercado para levar para casa.

A mãe do deputado Lebrão, Maria Clemente, pedia ajuda nas residências e recebia ajuda de entidades filantrópicas. Ele conta que a família chegou a viver em um forno de olaria, sendo que em um dia de chuva o forno desabou. Passaram a viver em uma barraca. Hoje, o parlamentar conta que não há crise que resista ao trabalho. Assim, as coisas melhoraram.

A família começou a produzir horas em terrenos baldios. Em quatro anos, entrou para o ramo comercial. Aos 28 anos Lebrão veio para Rondônia, fixando residência em Cerejeiras no início de 1983. Já estava casado com Neusa Clemente. Ingressou na política como vice-prefeito de Costa Marques, mas sua atuação se estendia até São Francisco, onde tinha uma serraria.

Lebrão está em seu terceiro mandato como deputado. Ele é o primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Sua atuação é forte em toda a região da BR 429 e no Vale do Guaporé. Através de ações parlamentares ele tem levado benefícios aos municípios da localidade. Isso facilitou a eleição de sua filha, Gislaine Lebrinha (PTN), para prefeita de São Francisco 2012.