Vamos juntos acabar com as queimadas

Topo-site-ALE---queimadas_1seg

Vista aérea de Porto Velho em tempos de queimadas
Vista aérea de Porto Velho em tempos de queimadas

Queimadas apague essa ideia

O horizonte cinza denuncia. É tempo de queimadas!
E a situação é muito preocupante, pois de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) os focos de incêndios em todo o país foram 57% maiores que no mesmo período do ano passado. Os números do Inpe confirmam que, de fato, alguns estados da Amazônia já tiveram nos primeiros seis meses do ano mais focos de incêndios que os registrados desde 1998.

E essa situação só tende a piorar entre os meses de julho e setembro, época do ano em que as chuvas são pouco comuns e o ar fica seco. As queimadas não são um fenômeno natural, ocorrem na maioria das vezes por ação humana, seja de propósito ou sem querer. Um dos principais fatores considerados causadores de queimadas em áreas urbanas ou em florestas, são a queima de lixo e folhas secas, a queima para a limpeza de terrenos para a pastagem ou até mesmo pontas de cigarro jogadas aleatoriamente.

Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana

A prática de se fazer queimada é uma questão cultural, que acontece há milhares de anos, mas que a população pode fazer a sua parte tomando atitudes simples, você sabe como?

A começar por três simples ações:Não queimar lixo doméstico, ainda que sejam folhas secas e papéis no quintal de casa.Não jogar lixo em terrenos baldios, áreas verdes ou matas ciliares, para evitar a possibilidade de queimadas espontâneas.Não jogar bitucas acesas de cigarro em locais onde há lixo, folhas secas ou mato, principalmente da janela do carro em movimento e em estradas. Deste ato pode resultar um incêndio de dimensões incalculáveis!

Os danos ao meio ambiente:Um dos principais problemas das queimadas é que elas podem acabar com a biodiversidade, matando plantas, animais e os microorganismos fundamentais para o equilíbrio ecológico. Nas áreas rurais as queimadas diminuem a fertilidade dos solos, tornando as lavouras menos produtivas, e comprometem a qualidade da água.

Crime Ambiental


Conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998), é proibida a queima doméstica de resíduo domiciliar, de natureza vegetal ou qualquer outro tipo de resíduo. que estabelece pena de reclusão e multa.

Quando você queima pode até resolver sua questão, mas divide com toda a sociedade os prejuízos:

Queimada urbana em Porto Velho
Queimada urbana em Porto Velho

Fumaça e poluição do ar que causam problemas a saúde.

Perigo da propagação do fogo nas áreas vizinhas.

Baixa da produtividade do solo.

Destruição do meio ambiente, com morte de animais e vegetação.

Diminuição das águas.

Razões para não queimar:

Queimar é crime ambiental (Lei 9605 de 12/02/1998).

Ar de melhor qualidade.

Menos doenças respiratórias.

A fumaça prejudica a atmosfera.

Rodapé ALE - queimadas

Conheça a campanha

A campanha "Eu Curto Rondônia - Vamos Juntos” é um grande chamamento à cidadania, a todo o povo rondoniense. É um resgate do amor por Rondônia, que está travado no coração de muita gente. A nova campanha da Assembleia Legislativa convida os cidadãos a mostrarem para o Brasil e o mundo, que aqui se trabalha muito, aqui há gente honesta e talentosa, que aqui há um imenso e belo território rico e próspero. Por isso, todos nós curtimos Rondônia e estamos juntos forjando um novo Estado, porque todos que estão aqui hoje também são destemidos pioneiros.


Veja mais

Mande sua mensagem

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Fale com a gente =)

Enviar Mensagem

Menu rápido


Eu Curto Rondônia
Vamos Juntos
Juntos e Trabalhando
Sou Cidadão
Um Dia de Deputado
O Povo Unido

Acompanhe a gente nas redes sociais








Rua Major Amarante S/N - Arigolândia|Porto Velho RO -76801-911
© 2015. Todos os direitos reservados aos rondonienses.